terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Normas de Funcionamento

Segurança é assunto muito sério e seria omissão da Escola se não estivesse preocupada com a segurança de nossos estudantes. 

Esperamos contar com a colaboração e apoio de vocês no atendimento de nossas normas de funcionamento. Isto favorecerá a criação de relações de convivência harmoniosas e de um ambiente tranquilo, baseados no respeito de cada um para com o grupo e na busca do bem comum.

Assim sendo, reforçamos algumas regras que legitimem direitos e deveres estabelecidos para o bem-estar e segurança de cada um e do grupo.

Horários

TURMAS DA MANHÃ
Entrada: das 6h45 min às 7h20 min.
Saída: das 12h00 min  às 12h15 min.

TURMAS DA TARDE
Entrada: das 12h45 mim às 13h05 min.
Saída: das 17h40min  às 17h 55 min.

Lembramos à importância da obediência rigorosa a esses horários para o melhor aproveitamento das atividades previstas. Os atrasos devem ser entendidos como situações excepcionais.  

1. A partir do horário de entrada estipulado, os alunos e os pais deverão entrar pelo portão da secretaria para preenchimento da autorização necessária. 
O aluno terá 5 minutos de tolerância. Após este horário, o aluno não poderá assistir à primeira aula, entrando na sala a partir da segunda aula.
Será importante que os alunos cheguem no horário correto. O aluno não deve usar sistematicamente os 5 minutos de tolerância, valendo-se deles só para situações excepcionais.
A pontualidade é uma virtude vinculada a um valor mais abrangente: O Respeito. Respeito por si e pelo outro.

2. Na saída, por motivo de segurança de nossos alunos e do fluxo de circulação das pessoas, os pais ou responsáveis deverão encontrar seus filhos no portão do Ensino Fundamental. Não será permitida a saída de nenhum aluno sem a companhia de um responsável, exceto com autorização escrita.  Mesmo para ir embora com os pais de um colega de classe, a escola deverá ser avisada.
Ressaltamos que o horário para a saída de todos os alunos não deve ultrapassar o horário estipulado, pois este é o período de permanência da coordenação e inspetores na escola.

3. Os alunos que usam o transporte de vans devem esperá-la no portão do Ensino Fundamental. Não será permitido ao aluno de nenhum ano do Ensino Fundamental esperar pelas vans de transporte na calçada ou na rua.

4. No caso de saídas fora do horário regular de aula, portanto à tarde, após término dos plantões e projetos, o aluno, desacompanhado do responsável, só será liberado mediante autorização encaminhada à coordenação, nesta devendo constar o nome completo do aluno, a série/ano e o nome dos pais. Lembramos que solicitações verbais podem trazer constrangimentos e comprometer a segurança de nossos alunos.

5. Para saídas antecipadas os alunos deverão trazer a solicitação dos pais por escrito. Os alunos serão chamados em classe, pelo inspetor, assim que os pais ou responsáveis chegarem à secretaria.

6. Em caso de saídas imprevistas, a autorização será dada pela Coordenadora ou Direção.

7. Nas saídas das atividades do período da tarde (plantões, projetos, etc...), é necessário, para garantirmos a segurança de nossos alunos, que os pais ou responsáveis se identifiquem na câmera da secretaria, devendo sair dos veículos para este fim. O portão não poderá ser aberto sem essa identificação.

Uniforme e Objetos de uso pessoal

Uniforme feminino: Blusa branca e bermuda, calça bailarina, calça legging e calça corsário preta.
Uniforme masculino: Blusa branca e bermuda preta.
Calçado: tênis e sandália tipo papete 
Inverno: Agasalho masculino e feminino.

Os uniformes estão à venda nas lojas:

  • Loja Campanha :  Rua Cristovão Colombo nº 762  Centro - Telefones: 3544-5663 / 3541-2177 
  • Loja EM´S Confecções:  Rua Luiz Gama nº 67 Centro (Ponto Ref. Mercadão) Telefones 3541-3579 /3544-6789 
IMPORTANTE: O responsável deverá colocar o nome do aluno nos uniformes.
Nos plantões e projetos da escola, passeios e demais atividades extra-escolar é obrigatório o uso do uniforme.
  • Todos os objetos de uso pessoal (uniforme, roupas, agasalhos, material escolar) deverão estar marcados com o nome completo do aluno ou aluna, para facilitar a identificação em caso de perda. Objetos e agasalhos perdidos poderão ser procurados com os inspetores.
  •  Os objetos e agasalhos encontrados na área de uso comum da escola, sem o nome marcado, permanecerão sob a guarda da escola.  Ao final de cada semestre, serão encaminhados a instituições.
  • Os alunos não deverão trazer para a escola objetos que não tenham sido solicitados, especialmente bonés, bolas, jogos eletrônicos, cards ou figurinhas. Não nos responsabilizamos por extravios.
  • Apenas para os alunos do Ensino Fundamental II(6º ao 9º ano) será permitido que tragam telefone celular, porém somente nas atividades do período da tarde.
  • Lembramos que o cuidado com o próprio material e o respeito pelo material do colega são pontos fundamentais para que possamos criar na escola um ambiente confiável e tranquilo para todos.
Lanche

A escola recomenda e desenvolve um trabalho no sentido de criar bons hábitos alimentares nos alunos, valorizando a alimentação saudável. Para que esse trabalho seja bem sucedido, é imprescindível contar com a colaboração dos pais no sentido de:
  •  Selecionar com cuidado os alimentos que compõem o lanche diário. A diversificação dos alimentos nos lanches das crianças é um excelente conteúdo para o nosso trabalho;
  •  Em determinados momentos, enviar alimentos, que a solicitação será feita por escrito, para o lanche do dia seguinte ou lanche coletivo;
  •  Não enviar para a escola: refrigerantes, salgadinhos fritos ou de pacote (tipo chips), doces (chocolates, balas, pirulitos);
  •  Cantina: todo inicio do ano, os pais receberão um impresso com autorização para comprar lanche na cantina, a mesma deverá ser preenchida pelos responsáveis e devolvida na cantina. Não recebemos dinheiro através da agenda.
Aniversários

Do 1º ao 9º ano os aniversários não poderão ser comemorados na escola. No caso de aniversário comemorado fora da escola do qual os pais desejem que os colegas da classe participem, o responsável deve comunicar-se com a coordenação para que ela possa orientá-lo. Os convites, já preenchidos, podem ser entregues em classe, com autorização da coordenação, apenas quando a turma toda é convidada. É permitido também convidar todas as crianças do mesmo gênero (todos os meninos ou todas as meninas). Quando nenhuma destas situações ocorrem, a entrega de convites deve ser feita diretamente pelos pais fora do ambiente escolar.

Excursões Promovidas pela Escola

Realizaremos durante o ano algumas excursões com os alunos do 1º ao 9º ano.  Esses eventos variam desde passeios rápidos durante o período de aula a atividades que compreendem o dia inteiro.

Doenças e Acidentes

Solicitamos que não compareçam à Escola os alunos doentes ou em estado febril. No caso de diagnóstico confirmado ou mesmo de hipótese de contração de doença infecto-contagiosa, comunique-nos prontamente, para agilizarmos a informação às demais famílias.

Pedimos a colaboração dos pais para se organizarem nos horários de medicação com a intenção de não coincidir com os horários das atividades escolares. Quando necessário, os responsáveis deverão vir até a escola para medicar. 

Sala de Leitura e Informática

Horário de Funcionamento da sala de leitura: das 8h 50 min às 11 horas e das 14h às 16h 30 min. A sala de informática estará à disposição dos alunos para pesquisas e desenvolvimento de trabalhos das 14 horas às 16 horas e 30 minutos, devendo ser agendada previamente com a coordenação.

Recados

Recados para os professores e coordenadoras devem ser feitos por escrito através do ClassApp ou pela secretaria.  Solicitamos que evitem recados verbais através do aluno.  Em caso de urgência poderá ser feito através de telefonema para a coordenação.

Contato com os Pais ou Responsáveis

Ocorrem através da Reunião de pais, boletins quadrimestrais, das entrevistas e de algumas atividades que envolvam a participação de pais, alunos e professores. No inicio do ano, há uma reunião com os pais de todos os alunos do Ensino Fundamental, direção e coordenação. As demais reuniões de pais são por classe e ocorrem quadrimestralmente com presença dos professores e da coordenadora pedagógica. Nessas reuniões, são transmitidas informações e são abordados temas relativos aos diversos aspectos do trabalho desenvolvido junto aos adolescentes. 

Quando necessário, a coordenadora convidará os pais para entrevista, através de convocação. Se os pais desejarem um atendimento com a coordenação ou com a direção, poderão solicitá-lo, agendando a data e o horário na secretaria da escola.